logo
Página Inicial | Contato  
Dicas

Próteses

O que são próteses dentárias?

 

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos. Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados.

 

 

Quais os tipos de próteses que existe ?

 

  • Parcial Fixa ou Ponte Fixa
  • Parcial Removível ou Ponte Móvel
  • Total Móvel ou Dentadura
  • Fixa ou Móvel sobre Implantes

 

 

De que material as próteses podem ser feitas ?

 

As próteses podem ser feitas de acrílico ou porcelana. As próteses de acrílico não fazem ruídos quando a pessoa mastiga, são mais difíceis de quebrar, mas mudam de cor, exigem mais cuidado na limpeza e desgasta com o tempo. E as próteses de porcelana não mudam de cor, são mais fáceis de limpar e sofrem pouco desgaste com o tempo, mas fazem ruídos ao mastigar e se quebram com mais facilidade.

 

 

Como agir nos primeiros dias de uso da prótese?

 

Deve-se ingerir somente alimentos macios nos primeiros dias. Com o passar do tempo podendo ingerir alimentos sólidos desde que sejam mastigados vagarosamente, afim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

 

 

Como limpar a prótese no dia-a-dia?

 

Limpar a prótese após as refeições utilizando uma escova própria para próteses, cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos. Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses cuja utilização, no entanto, não substitui a higienização com pasta e escova. No caso de próteses fixas, deve usar o escovilhão e pasta de dentes.

 

 

Quando a prótese deve ser substituída?

 

As próteses totais devem ser substituídas ao fim de 5 anos. As próteses móveis que devem ser vistas a cada 4 meses. No caso das fixas, com uma boa manutenção, podem-se manter uma vida inteira.

 

Periodicamente o paciente deve recorrer ao seu dentista para que fazer controles periódicos, verificar as gengivas e os ajustes oclusais.

Voltar
2012 Operadora de Planos de Assistência Odontológica -
Rua XV de Novembro, nº 1155- Ed. Hub Business, 10º andar - Sala 1002:: Centro :: Curitiba - PR:: • Reg. ANS Nº 41853-6 - (41) 3277-1313
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia